Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Museu do brinquedo popular

Coordenado pelo Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI) O Museu do Brinquedo Popular abriga um acervo de cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN.



Trata-se de vestígios materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais (gaita de talo de mamoeiro), bonecos e acessórios (camas de quenga de coco, soldadinhos de castanho de caju), representações de animais (curral de ossos), miniaturas de utensílios domésticos (móveis de caixas de fósforo), armas (arapuca, arco e flecha), transportes (barcos e jangadas, breque ou guidom, trem de lata de sardinha) e os mais diversos jogos (carrapeta, pião, peteca, biloca, futebol de botão), etc.


Para os pesquisadores, o acervo permite compreender o universo lúdico infantil de diferentes gerações, com suas particularidades definidas pelos costumes, espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades distintas. Para os visitantes, a exposição representa mais do que um despertar da inocência e da imaginação.

Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 21h

Agendamento de grupos: (84) 4005-0970

Nenhum comentário:

Postar um comentário