Localizado na zona oeste de Natal (RN), na comunidade de Felipe Camarão, o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, da Associação Companhia Terramar, tem como fator motivacional a cultura de tradição oral, manifestada por meio dos griôs e preservada pelos patrimônios imateriais locais, como o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, o Teatro de Bonecos de João Redondo do Mestre Chico de Daniel, a Musicalização do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.
Crianças, adolescentes, jovens e familiares participam de ações integradoras realizadas em parceria com os mestres griôs, educadores, escolas públicas, colaboradores e comunidade em geral, num processo contínuo de valorização, preservação e difusão da cultura de tradição oral do bairro, criando assim um espaço de memória. O Conexão configura-se como um museu comunitário em parceria com o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.
O projeto tem como ações permanentes: O Auto do Boi de Reis, do Mestre Manoel Marinheiro, musicalização de rabeca, percussão, flauta , capoeira e matrizes africanas, diversidade cultural brasileira, comunicação e cultura digital, adereços e figurinos, luteria de rabeca, metais, berimbaus e qualificação do grupo Orquestrim Felipe Camarão.
Pensado como um espaço de propostas alternativas de aprendizado, que adota métodos colaborativos e empíricos para promoção de ações que estimulam a vivência coletiva da cultura e sua diversidade, o Conexão Felipe Camarão é o fio condutor que permeia as ações a partir de fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos de pensadores como Amir Haddad, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Milton Santos. Tem realização Terramar, apoio da UFRN e Ministério da Cultura, patrocínios da Petrobras, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cosern, governo do estado do Rio Grande do Norte e governo federal.
(Assista o vídeo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário